segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

DEBATSPORTS - 18ª Edição


Muitas alegrias, muitas opiniões divergentes, muitas observações, muitos comentários, muitos amigos e, principalmente, muito prazer em fazer cada edição desse podcast. É assim que nós terminamos a primeira temporada do DEBATSPORTS.

E uma discussão que além de ser interessante para todos nós blogueiros é também especial, pois demos o espaço para falarmos daquilo que todos os integrantes da blogosfera fazem, seja por ofício ou por puro prazer. E contamos mais uma vez com a especial participação de André Rocha do blog Futebol & Arte.

E você, assim como em todos os programas anteriores está mais do que convidado a dar sua opinião nessa edição que falou sobre blogs, perfil de blogueiros e o que há de importante nesse mundo alternativo das informações, análises e comentários.

E se por acaso você quiser entrar em contato conosco para mandar alguma mensagem mais aprofundada, ou se sentir saudades do DEBATSPORTS durante essas férias, fique a vontade para enviar um e-mail no endereço debatsports@hotmail.com

Confira como ficou a última edição de 2009:

21 comentários:

Marcela M. 14 de dezembro de 2009 às 14:27  

Esseeeeeeeeeeeeeeeeee é o Debatsports!!!!!

O gremista falou q ia comentar antes de mim... não deixo...hauhauhauahua

agora vou ouvir, mas o first é meu

lero lero

auhauhauahuahuahauha

Marcela M. 14 de dezembro de 2009 às 14:54  

Depois de ouvir...

Esseeeeeeeeeeeeeeeeeeee é o Debatsports... [2]

Primeiro lugar, gostaria de dizer que AMEI o programa... muito bacana falar do nosso universo da blogosfera...

Sobre ler ou não, por isso que faço analogias, se não ler todo não sabe o que quero dizer...hauhauhauhauahua (esperta viu)

Eu escrevo sem me preocupar com os outros... não ligo se tá grande, pequeno, mas faço o que tenho vontade... ler quem quer... mas devemos seguir nossas idéias, nosso coração e ter personalidade SEMPRE... (pensando assim q saiu o Halls...hahauhauahau)

Sobre o blogueiro de um blog de futebol em geral, na minha opinião, eu acho que deve se preservar e não revelar o time, evitar isso, pois nem sempre as pessoas entendem que há imparcialidade nesse caso...

Wilson, eu sou fanática mas não cega...auhauahuahauhua... acho válido a gente escrever sobre o clube que ama... Até pq sou nutricionista mesmo... hauhauhauahua

Falaram de mim *-* e do halls preto tb... hauhauhauahuah

Bem vcs sabem né, VOU MORRER DE SAUDADES DE VCS!!!!!!!!!

Ateh ano que vem... snifffff

Beijos da blogueira que AMA VCS,
Marcelinha Colorada

Ahhhh acabei de postar.. hauahuahau

http://nacaogigante.blogspot.com/2009/12/ao-nosso-passado.html#comments

e 2010 estarei com vcs sim... AMO *-*

Marcela M. 14 de dezembro de 2009 às 14:58  

meu Deusssss... nem assim gremista chega antes... hauhauhauhauahua

(não resisti)

*-*

André Peixoto 14 de dezembro de 2009 às 18:56  

Bacana, bem interessante falar sobre a blogosfera. Poderia ter mais ein...vocês mais experientes dando dicas para os mais novos.

Como foi dito pelo Léo, os blogs contém os mesmos textos que os blogs. O bacana que os blogs tem uma noticia breve e em muitos a opinião.

Uma coisa que acho bacana também, é que eles possuem espaço para o debate, o que é muito importante no meu ponto de vista, coisa que na maioria dos sites não tem.

Nos blogs é muito importante( na minha opinião) o blogueiro dar a sua opinião e depois os leitores nos comentários darem a opinião. È importante o comentário para o dono do blog saber ual a opinião do leitor. Não aiandata uma pessoa fazer um post e não ter nenhum comentário, discordando ou concordando com o comentário.

Concordo com o Michel quando ele fala que o título e a foto dá para entender mais ou menos o post. Acho muita cara de pau a pessoa ir no blog e comentar algo dando a entender algo pelo título. Tem que ler.

E dessa de ir ao outro blog só deixando o link é foda...Que eu me lembre nunca fiz isso. (Graças a Deus).

Eu sempre fazia um post de jogo como foi a partida e tal, agora estou procurando modificar mais o texto para não ficar uma coisa chata, como o Michel disse. Vejo um pouco de dificuldade nisso, mais procuro melhorar. Desses textos dá pra ver quem leu e quem não leu.

Sempre que eu tive que escrever um post sobre o meu rival, nunca tive esse problema de ver pessoas reclamando por eu estar fazendo uma critica e tal. Porque quem sonha em fazer jornalismo tem que tirar a paixão na hora de escrever, acho que consigo fazer isso.

Tenho uma opinião sobre os blogs de um determinado time. Principalmente nesses tem que haver respeito pelo time rival. Uma vez aconteceu um fato que fiquei revoltado. Fui em um blog do meu maior rival, e me deparei com algumas palavras contra meu time do coração. Pra não comentar merda, fechei o blog na hora.

Galera, os blogs são visitados na maioria das vezes por blogueiros. Queria ai a opinião de vocês (depois podem enviar pelo meu e-mail) como atrair as pessoas que não possue blog.

Galera, gostaria de pedir a vocês um favor. Ao (WH, Michel, Léo Fernandes e se possível o André) .Me enviasse para meu e-mail algumas coisas que prefiro melhorar nos meus textos e no blog ET. A opinião de vocês são importantíssimas. Me mandem...Obrigado.

Abração a todos e Feliz Natal e um ano novo cheio de realizações.

André do Blog Esporte Total

Carolzinha Carvalho 14 de dezembro de 2009 às 20:11  

Olá galera!
O programa sobre blogs foi bacana.Não tenho muito o que falar sobre blogs mas me lembra um pouquinho de flogão:nego comenta no teu pra que vc comente no dele.Rs!Isso entre blogueiros que querem se expressar e querem que seus textos sejam lidos frequentemente.Porém isso faz parte,é mais ou menos a política da boa vizinhança.
Mas como disse o André,os blogs auxiliam muitas pessoas com informações extras e opiniões.Na verdade blogs são verdadeiros formadores de opiniões,a partir da minha opinião eu posso mudar a maneira de pensar de muita gente a respeito de um assunto determinado.Também acho interessante pelo fato de ser uma ferramenta de aperfeiçoamento da escrita.
Quanto a expor ou não a sua preferência de time,no caso de blogs que tenham futebol como principal assunto é melhor que não seja dito,pq qualquer crítica feita a outro time parece provocação.A não ser que vc detone tbm quando necessário seu clube favorito.Rs!Nesse caso o melhor a
fazer para ser imparcial é apenas divulgar a notícia sem entrar muito em detalhes como disse o Michel,pra que detalhar uma partida de futebol.
Dica para parecer imparcial (Rs):
comente lances interessantes do jogo ,inclusive do seu time adversário!Faça o possível para elogiar mesmo que vc se morda todo por dentro.
Tente esconder ao máximo seu time,mas acho meio difícil uma hora a verdade aparece..Rs
Beijos para vcs meninos,boas entradas como disse o Léo Rs..
tudo de bom no próximo ano.Que seja uma ano repleto de alegrias e sucesso para o programa e para vcs!
Até janeiro!
beijos e fui!

Administração Leitura Esportiva 15 de dezembro de 2009 às 03:08  

Pois é,Marcelinha.

Existem blogueiros que como o André falou, criam seus blogs para aperfeiçoarem seus textos, já que estão numa faculdade de jornalismo.

E caso esses pretendam seguir na editoria de esportes, seria interessante buscar uma isenção dos fatos e da paixão e escrever de uma forma mais "mente aberta" com a possibilidade de ter a mesma opinião mesmo se tratando do seu time ou do rival.

Já no seu caso, que é o perfil do blogueiro que escreve única e exclusivamente pelo amor ao time, não vejo problema no texto ser algo completamente fanático, mas ai entra o que eu disse no programa: esse tipo de texto não pode ser encarado com cunho jornalistico.

Abraço!

André Peixoto,

Sem dúvida que é muito importante pro blogueiro ter outras cabeças pensando sobre o tema que ele abordou e a opinião que ele apresentou. Mas se vc recebe um comentário de um blogueiro que só foi no seu blog pq vc foi no blog dele a coisa passa a ficar bem mecânica a ponto de não sabermos se ele está ali comentando porque tenha simplesmente gostado do seu texto.

Uma dica que eu tenho pra te dar é que mais importante do que ter 20, 30, 40 comentários, é vc fazer seu texto e chegar a conclusão que ele ficou bem escrito e que vc disse tudo que queria dizer nele.

Abraço!

Carolzinha Carvalho,

Fico muito satisfeito em ver vc debatendo conosco assuntos relacionados a blog, mesmo vc nao sendo blogueira.

Isso mostra que é possível termos pessoas que não tenham blog, frequentando a nossa blogosfera.

Abração a todos!

Gremista Fanático 15 de dezembro de 2009 às 04:34  

Fala ae galera, hoje não quero nem saber de escrever um livro aqui, como os outros que já comentaram, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Vou ser rapido e rasteiro.
Minha opinião é a seguinte, a blogosfera em geral não precisa seguir regras pré-determinadas e sendo assim o cara escreve o que quer, acho mais importante a auto-avaliação, voce mesmo se analisa se esta fazendo a coisa certa e sem duvidas chegará a um ponto onde se sentirá fazendo um bom trabalho, independente dos outros. valeu ai. abraço.

Saudações do Gremista Fanático

Ps: Essa Marcela é uma figura, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Marcela M. 15 de dezembro de 2009 às 04:45  

Olha Wilson, posso falar por mim e pelo Nação apenas... Mas apesar de ser encarada como fanática e realmente meus textos terem sentimentos nas pontas do dedo na hora de escrever, eu primeiramente procuro ser bem sincera cmg mesma em relação ao que está acontecendo... Se tem que criticar, critico, se tem que apoiar, apóio, se tem que elogiar, elogio... Contudo, meu objetivo no Nação não é fazer o que todos fazem... Escrever jornalisticamente já existem pencas de blogs que façam isso... Na verdade meus textos se constituem mais em crônicas do que informação... da minha maneira demonstro para outros torcedores tudo que o Internacional significa para nós e isso tem atraído e emocionado até mesmo rivais... Acho que não é pq uma pessoa escreve somente pelo clube que ama que ela será menos que uma pessoa que almeja escrever com cunho jornalístico... Até pq existe muita gente que escreve que anda devendo pra nós apaixonados... Assim como tem apaixonados que estrapolam e não permitem que a razão coexista com a emoção... Acho que ambos tipos de blogs são válidos... E de alguma forma fazer crônicas é fazer jornalismo... Exige talento e criatividade...

Um abraço, Marcelinha

Marcela M. 15 de dezembro de 2009 às 04:46  

Gremista eu te I love you... vc sabe disso *-*

hauhahauahuahauhauhauahuahuahua

Unknown 15 de dezembro de 2009 às 11:13  

Boa tarde!
Gostamos muito do seu Blog e temos interesse de parceria...
Caso queira, entre em contato conosco pelo marcelasemler@gmail.com

Desde já obrigada!
Esquadrão Interativo
http://www.esquadraointerativo.com.br

Mestre Benicha 15 de dezembro de 2009 às 13:20  

Fala rapazeada!!

Primeiramente obrigado por lembrarem de mim nos agradecimentos finais mesmo com esse meu sumiço!!

Esse Debatsports se superou, falou de um assunto que interessa a todos nós blogueiros: os blogs!!

Acho que foi a maior edição até agora, com 29 minutos e, pra mim a que passou mais rápido, hahaha!!

Comentando sobre o assunto, tenho uma opinião bem direta sobre isso, acho que blog é um espaço para dar opiniões. Notícias apenas se vc tiver fontes "quentes" que podem te dar algum furo que não saia nos grandes portais.

Peço mil desculpas pelo sumiço. Estou enrolado até os cabelos e a falta de tempo me manteve afastado durante todo esse tempo da blogosfera. Prometo passar aqui mais vezes, mesmo que não atualize lá o meu blog, ok?

Aproveito que já estou aqui e peço pra que vc visite também o Rio Futebol, se puder! Demorei, mas consegui atualizar novamente, rs!

Grande abraço e boas festas pra vcs também!

Ah, e dispenso as boas entradas hahahahaah!!

Leonardo Resende
Rio Futebol
http://riofutebol.blogspot.com
adm.riofutebol@gmail.com

Wilson Oliveira 16 de dezembro de 2009 às 04:18  

Gremista Fanático,

Penso muito parecido contigo. O mais importante mesmo, na blogosfera, é vc fazer um blog da forma que acha ideal, sem se preocupar com a opinião da maioria.

Mas por exemplo, isso não faz eu acreditar que um blog possa ser feito de qualquer jeito. Quem simplesmente copia e cola notícias dos grandes sites, como um jogador que foi lesionado ou outro que foi contratado, está fazendo um trabalho à toa.

Abração, Gremista!

Marcelinha,

Sim. Como eu falei no programa, os blogs de clube também tem seus pontos positivos e podem muito bem apresentar posts interessantes.

Abraço!

Leo Resende,

Obrigado pelos elogios e espero que a minha memória sempre esteja a meu favor para eu lembrar sempre dos amigos que participam aqui conosco.

E com certeza um blog que apresenta um diferencial é muito mais atraente.

E a gente compreende a falta de tempo. Todos nós passamos por isso.

Um grande abraço!

André Peixoto 16 de dezembro de 2009 às 15:37  

Galera... Queria muito aquilo que pedi no fim do comentário. Me envie se possivel.

Abraços.

André do ET

RÁDIO RAPOSA 16 de dezembro de 2009 às 18:03  

Belo podcast galera.
Muito útil pra nós que estamos começando. "Blog de Clube está ali para expor a paixão." "Reunir pessoas de interesse comum". Mandaram bem! É isso ae. Nossa idéia sempre foi falar do Cruzeiro pq a gente GOSTA de falar do Cruzeiro. O que vier disso pra nós é lucro.
Agora eu pergunto...
pq citar como exemplo o atrético mineiro? falem mais do Cruzeiro que é o maior de Minas!
hehehehe
Abraço ae galera!

Wilson Oliveira 17 de dezembro de 2009 às 03:36  

Andre Peixoto,

Bom, no meu caso nos já começamos conversações sobre dicas e tal...

Hoje dê mais uma conferida no site de gadget's... xD

Abraço!

RÁDIO RAPOSA,

Sobre a citação ao Atlético, foi apenas um exemplo... Hehehe

Quanto aos blogs de clubes, por mais que nao seja jornalistico, pode sim trazer algo de bom, com vcs da RÁDIO RAPOSA que fazem um trabalho de podcast, que eu sempre apoiarei.

E mais uma vez eu agradeço o convite de ter participado do podcast de vcs...

Abraços!

Zêro Blue 17 de dezembro de 2009 às 06:50  

Essssseeeeeeeeee é o meu comentário:

Boa discussão sobre os blogs e sua utilidade.

Opa terei de tomar mais cuidado com os blog's dos amigos, nessa pegadinha aí eu não cairei, hehehehe.

Acho que realmente alguns fazem isso sim, comentam pelo título e pela legenda das fotos. No meu blog já procuro até partir o texto e classificar os parágrafos porque o leitor escolhe o que quer ler. Não podemos deixar de levar em conta que o povo hoje não tem muito tempo, temos que facilitar a vida do leitor ao máximo, senão ninguém vai nos ler.

Eu como tenho tido muito POUCO tempo ultimamente, tenho feito mais de 90% dos meus posts sobre as partidas. Claro que procuro ir incluindo na narrativa do que ocorreu minhas opiniões.

O papel do blog na minha opinião é um, dos sites e portais é outro. No blog o leitor tem como interagir com o autor e isso é nosso diferencial.

O blogueiro deve sim assumir que é torcedor de determinado time na minha opinião, assim como penso que todo jornalista deveria tbém assumir publicamente isso, qual o motivo de esconder a verdade? A menos que ele se deixe levar pela paixão e não seja imparcial!
Isso é o que acontece com a maioria dos jornalistas mineiros.

Como podemos avaliar se o que ele diz é algo honesto senão temos base para julgar?

Blog de clube é como outro qualquer, só que só fala de um determinado clube. Claro que desperta interesse só nos mesmos torcedores do seu clube, isso não é só natural como lógico e o blogueiro já sabe disso desde que criou o seu blog.

Lí a história da Marcela, muito bonita por sinal.

Grato pela menção e abraço a todos.

Um bom NATAL e um 2010 AZUL pra todos .

Zêro Blue 17 de dezembro de 2009 às 07:12  

Não poderia deixar de passar em branco e reverberar o que disse a Rádio Raposa, só pra espetar meu amigo WH:
"Agora eu pergunto...
pq citar como exemplo o atrético mineiro? falem mais do Cruzeiro que é o maior de Minas!
hehehehe"

Saudações Celestes

SITE/BLOG
Sou Cruzeirense – Blog
CRUZEIRO: O MAIOR BRASILEIRO DO SÉCULO XX
Clique AQUI e visite a Seção de Brindes do Sou Cruzeirense

RÁDIO RAPOSA 17 de dezembro de 2009 às 10:10  

pois é Carlão,
nos comentários desse post já dá pra ver a força do Cruzeiro e a inércia do atretico.
Temos comentários de dois blogs cruzeirenses e nenhum galináceo....
essa é a verdade em Minas...
Cruzeiro 200% maior que o "rival que não rivaliza"!
Concordo com vc. Melhor assumir de vez o time que torce. Isso não impede uma analise imparcial. Em Minas temos muitos jornalistas que se dizem neutros mas nem a mãe deles acredita.

Felipe Delfim 17 de dezembro de 2009 às 11:29  

Faaaaala galeeera do Debatsports!

Uma excelente ideia falar sobre a blogosfera! Curti pacas o programa!

O ideal de um blog é falar, mais do que aquilo que você entende, falar do que você gosta. No nosso caso, o futebol.
E, pra mim, os blogs são uma ferramenta muito bacana pelos debates. Fazer um post informativo, dependendo do grau da informação, é legal. Mas o bom mesmo é você expor sua opinião sobre um assunto, e, assim, possibilitar que quem visite também comente sobre o que você tenha escrito. Concordando, discordando, frisando, ponderando alguma coisa, etc...

E assim vamos tocando a vida.

E sobre esse tema de falar sobre jogos do seu time do coração, não vejo problema algum em fazer posts declarando o amor pelo seu time, desde que você faça isso de uma forma que consiga trazer um pouco de imparcialidade e visão, mais do que da paixão pelo clube, dos fatos que rondaram aquele assunto que você escreveu.

Eu, por exemplo, sou Flamenguista declarado, e tem algumas pessoas da blogosfera que sabem disso. E, no DPFC, eu gosto de falar do meu time exaltando a emoção daquilo que eu senti do jogo, mas sem extrapolar, e falando de uma forma que dê pra se notar alguma imparcialidade.
Eu sendo Flamenguista, falar sobre o Vasco, ou o Fluminense, ou o Botafogo, ou o São Paulo, não é problema. Eu falo com justiça Por exemplo: com esses times passando por boas fases, e jogando bem, não vejo problema algum em elogiar esses times, falar que eles estão bem e até dar alguns pitacos do que os times precisam ou almejam pra conseguir seus objetivos, isso de forma imparcial e justa. Eu faço a mesma coisa com o Flamengo também. Se está bem, eu elogio, assim como faria com qualquer time. Se está mal, eu critico e faço ponderações. Isso não é nenhum problema. Pelo menos eu vejo assim.

É muito legal fazer parte dessa blogosfera e poder debater, informar, ser informado, e, com certeza, se Deus quiser, em 2010 é nóis!!!

Abração!!

@FelipeDelfim
http://deprimafc.blogspot.com
http://camisasdefantasia.blogspot.com/

Marcela M. 17 de dezembro de 2009 às 11:38  

Carlão.... Muito obrigada por ter lido esta esforçada blogueira... fico muito feliz que tenha gostado...

Uma beijoca....

Wilson Oliveira 18 de dezembro de 2009 às 04:06  

Meu grande amigoCarlão Azul,

Quando eu disse sobre fazer propagando nos blogs (acho que vc ta falando disso no inicio do seu comentário) eu disse sobre aqueles que vao no blog amigo APENAS para convidar todo mundo a ir no seu blog e nem sequer se dá ao trabalho de dizer um "ai" sobre o post que ele "ta visitando".

Você além de comentar, sempre faz comentarios inteligentes e agregadores, o que é muito bom.

Apesar de ter usado um blog do Atlético como exemplo no programa (falei do Atlético pois na hora eu pensava no Luxemburgo) eu tambem falei em virtude do Sou Cruzeirense. Por várias vezes eu já fui no seu blog pra pesquisar algum coisa sobre um jogo do Cruzeiro, principalmente um jogo que passou um tempinho. Sim, vc é minha fonte de consulta do Azul de Minas.

Pra mim, essa é a GRANDE utilidade de um blog de clube.

E todos sabem o meu time e eu tambem acho que devemos assumir sim. Se nossos leitores sabem o nosso time e percebem um comentário isento e embasado nos nossos posts, é porque estamos no caminho certo.

Agora, se o leitor nao sabe o time do blogueiro, ainda mais por se tratar do assunto FUTEBOL, sempre fica aquela duvida sobre suas opiniões de qual time ele torce. Até porque é evidente que ele torce pra algum time...

E a história da Marcelinha é sim muito bonita!

Abraços

RÁDIO RAPOSA,

Nós já tivemos atleticanos comentando, como meu amigo Mateus Papini que em todas as edições do DEBATSPORTS é um dos que mais comentou. Mas calhou de nessa última edição termos três cruzeirenses comentando (o Andre Peixoto - Equipe Esporte Total tb é cruzeirense) e nenhum atleticano. Mas claro, viva a rivalidade... Hehehehe

Abração!

Felipe Delfim,

Pra mim, vc definiu bem o que é um blog nessa frase:

Mas o bom mesmo é você expor sua opinião sobre um assunto, e, assim, possibilitar que quem visite também comente sobre o que você tenha escrito. Concordando, discordando, frisando, ponderando alguma coisa, etc...

Eu como blogueiro posso dizer, o meu maior prazer em fazer um post, é ver que pelo menos alguma pessoa o leu por completo e comentou sobre o assunto, nao importando se concordou ou discordou.

E sobre falar do próprio time, acho importante o blogueiro deixar claro se ele está falando pela paixão ou pela razão, embora essa seja uma linha tênue.

Se o blogueiro tem a pretensão de falar do proprio time de forma jornalistica, por exemplo, e o faz de uma forma exaltada e claramente clubistica, logicamente ele abre precedentes para o leitor, ainda mais se for de um time rival, interpretá-lo nao como um formador de opiniao, mas sim como um rival, apenas.

E tambem concluo essa réplica com outra frase sua:

É muito legal fazer parte dessa blogosfera e poder debater, informar, ser informado, e, com certeza, se Deus quiser, em 2010 é nóis!!!

Abração!

About This Blog

  © Blogger template 'Darken' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP